Segunda-feira, 13 de Junho de 2005

Acerca dos vampiros...

A crença em vampiros, nasceu há milhares de anos, quando o homem descobriu que o sangue era fonte de vida e se espalhou pelo mundo. Em muitos lugares, como na Roménia pátria do Conde Drácula, ela sobrevive até hoje.
A crença em vampiros é universal. Ela é documentada na antiga Babilónia, no Egipto, em Roma, na Grécia e na china. Os relatos sobre vampiros existem em civilizações completamente separadas, entre as quais quaisquer influências directa são impossíveis. Na China, os vampiros já existiam em 6oo a.c., descrições de vampiros são encontradas nas antigas cerâmicas da Babilónia e da Síria, milhares de anos antes de Cristo. A crença floresceu também no Novo Mundo, à semelhança do que aconteceu no Antigo.
Os vampiros tiram o sangue dos viventes e misturam-no com o seu tornando, assim, essa pessoa num morto-vivo, sobrevivendo à morte comum.
As práticas ortodoxas de excomunhão reforçam a crença nos vampiros. Quando os padres ou bispos ortodoxos cristão expedem uma ordem de excomunhão, acrescentam a maldição “e a terra não receberá o seu corpo!”, o que significa que o corpo da pessoa excomungada permanecerá “incorrupto e inteiro”. A alma não descansará em paz. Nesse caso, a não-decomposição do corpo é um aviso do mal. Os ortodoxos cristão que se converteram ao catolicismo romano ou islamismo são condenados a vaguear pela terra e não entrar no céu. É importante lembrar que nesse contexto, o histórico Drácula, ao converter-se ao catolicismo, no fim da vida “abandonou a Luz da ortodoxia” e “aceitou a escuridão” da heresia, tornando-se, a partir daí, num morto-vivo, num vampiro.
Outra teoria relativa às razões da aparente riqueza na crença em vampiros na Transilvânia baseia-se no facto de muitos grupos étnicos diferentes que habitavam a área, terem criado uma elaborada mistura de folclore que incluiu alemães, húngaros, ciganos e romenos.
Na Transilvânia, o alho é a arma poderosa para deter vampiros. As janelas e as portas são ungidas com alho para os manter à distância. Além disso, os animais especialmente, as ovelhas, são esfregadas com alho, pois os vampiros podem atacá-las assim como fazem com os humanos. Os camponeses consideram o alho como uma planta medicinal. Comem-no para curar uma gripe comum e várias enfermidades. Tudo o que afasta as doenças é considerado bom ou magia “branca”, de onde se concluiu que o alho pode afugentar os demónios, os lobisomens e os vampiros.
O modo definitivo de destruir um vampiro é dirigir ao seu coração uma estaca que deve atravessá-lo, enquanto o dia é claro e o vampiro precisa de repousar no caixão. A estaca deve ser feita de oliveira ou de Álamo. Em algumas regiões da Transilvânia, barras de ferro – de preferência aquecidas ao rubro – são usadas. Como garantia adicional, o corpo do vampiro é queimado para mantê-lo na sua sepultura. Uma derivação disso é o pé de abeto como ornamento, encontrado hoje sobre túmulos na Roménia. Muitos romenos acreditam que a vida após a morte será bastante parecida com a vida na Terra. Como não há muita fé num mundo puramente espiritual, parece razoável que após a morte o vampiro possa andar pela Terra do mesmo modo que uma pessoa viva. Os mortos-vivos não são sempre vampiros.
De acordo com a crença ortodoxa cristã, a alma não abandona o corpo para entrar no outro mundo senão 40 dias depois de o corpo ser levado à sepultura. Daí as celebrações nos cemitérios ortodoxos serem 40 dias depois do enterro.
Os corpos são exumados entre três e sete anos após sepultados; se a decomposição não é completa, uma estaca deve ser cravada no coração. Se um gato ou outro animal demoníaco salta ou voa sobre o corpo antes que ele seja enterrado, ou se a sombra de um homem passa sobre o cadáver, o falecido pode ser um vampiro.
Se o corpo do morto é reflectido no espelho, o reflexo ajuda o espírito a deixar esse corpo e a tornar-se vampiro.
Se o vampiro continua despercebido por sete anos, pode viajar para outro país ou a um outro lugar onde outra língua é falada e torna-se humano outra vez. Ele ou ela pode casar-se e ter filhos, mas todos se tornarão vampiros quando morreram.
Os romenos cortam as solas dos pés ou amarram as pernas e os joelhos dos suspeitos, para impedi-los de caminhar. Alguns enterram corpos com foices em torno dos pescoços, de modo que, tentando sair, o vampiro corte a própria cabeça.
Os pirliteiros são bons para afastar os vampiros, uma vez que se acredita que a coroa de espinhos de Cristo foi feita de pirliteiros. Os vampiros ficaram enredados nos espinhos e acabariam desorientados.
Por ser uma liga pura, acredita-se que a prata tem o poder de barrar vampiros, assim como lobisomens. Por isso, as cruzes e os ícones são, em geral, feitos de prata.

Vampires.jpg

Nota do autor: Este artigo é baseado num excerto do capítulo XX do livro Em busca de Drácula e outros vampiros, de Raymond T. McNally e Radu Florescu, lançado no Brasil, pela editora Mercuryo. Tradução: Luiz Carlos Lisboa.


Caçado Por: Buffy Summers às 20:49
link do post | Comentar | favorito
|
5 comentários:
De Anónimo a 14 de Junho de 2005 às 22:40
ta demais o blog e por amar tantu exte mundu.. deram me auturixaxao pa puxtar no imperio da harmony ;P
bxinhux... adrvxratinha
(http://darkfantasy.blogs.sapo.pt)
(mailto:www.nela_803@hotmail.com)


De Anónimo a 14 de Junho de 2005 às 21:54
olá buff...olha vou levar o teu award...já agora....o blog do angel tá um espetaculo!!!ñ á post q ñ seja dedicado á buffy!!1lindo...vesitem!Oz
(http://ozlobisomem.blogs.sapo.pt/)
(mailto:ruben_tiago_dias@hotmail.com)


De Anónimo a 14 de Junho de 2005 às 18:54
Oioi...adorei a explicação ;)...... Comenta o meu blog ;);)*crunky*
(http://www.sweetsixteen.blogs.sapo.pt)
(mailto:jessy_Coelho@hotmail.com)


De Anónimo a 14 de Junho de 2005 às 15:12
ha pois é!! ox noxox vampirinhox tem 1 hixtoria kuaxe maix longa k a noxa!! lol. (eu xei k e extranho 1 kaçadora dixer ixto max...) I VIVA OX NOXOX VAMPIROX!!!LOL


KISSES *****

P.S. xo expero k km tanto elogio, elex n fikem mal AKUXTUMADOX (lol) i komexem a "brinkar km o fg" lol lol. - td pax i amor! - o blog, i klaro o post extao kada vex melhorex!!! ;)
KeNdRa
(http://www.kendraslayer.blogs.sapo.pt)
(mailto:kendra_vampireslayer@hotmail.com)


De Anónimo a 14 de Junho de 2005 às 08:48
grande história a dos vampiros!!! lol.... bjsgolfinha
(http://mundinho.blogs.sapo.pt)
(mailto:barbie_golfinha@hotmail.com)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Profecias Recentes

. †Slayer's Empire Mudou-se...

. † Notícias †

. Novidades do Império

. Slayer's Empire Rula!!!

. † Ficha de Inscrição †

. † The Empire is back! †

. † Feliz Natal †

. † Hiatus †

. † Prova da Annabelle †

. † Prova da Faith †

.Profecias Passadas

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds